PROGRAMA

O programa de certificação profissional para síndicos CONASI em parceria com a FGV, a ser lançado no final de 2019, foi criado para assegurar um desempenho na atividade em elevado nível de eficiência dos síndicos atuantes e para os candidatos a síndicos. É uma iniciativa voluntária, de distinção que estimula o contínuo aprimoramento num conjunto de temas necessários ao perfil de um síndico profissional.

A CONASI não inventou o programa de certificação. Existem várias certificações nacionais e internacionais no mercado. A demanda por certificação continua crescente no Brasil, em função da necessidade de se ter um atestado idôneo que comprove os conhecimentos adequados exigidos pelo mercado de trabalho.

Destacam-se as seguintes certificações no mercado: ANBIMA (certificações para atuar no mercado financeiro), ABRAPP (certificações para dirigentes e conselheiros de fundos de pensão), IBGC (certificações para conselheiros de administração e conselheiros fiscais de empresas), CFA (certificação para o mercado financeiro internacional), CFP (certificação para planejadores financeiros pessoais) dentre outras.

Qualquer pessoa física atuante ou não na atividade de síndico, maior de 18 anos estará apta a participar do programa.




Para inscrição no programa e auferir o certificado de SÍNDICO CERTIFICADO FGV-CONASI, o candidato deverá se submeter a uma prova on-line nos computadores localizados nos centros de teste da FGV. A prova será de múltipla escolha, com 60 questões (4 alternativas de resposta sendo uma correta) e a nota de corte será de 70%. No ato da inscrição, após o pagamento da taxa, o candidato de posse de login e senha, escolhera a data, o horário e o local de sua livre escolha, para realizar o exame, nos mais de 300 centros de teste da FGV espalhados por todo o território nacional.

O candidato também receberá no ato da inscrição material de apoio para autoestudo bem como indicação de bibliografias com os temas que cairão na prova. O conteúdo do exame com os temas que serão aplicados na prova estará disponível no Edital dos exames que será publicado no site da CONASI brevemente.

O certificado terá validade de 4 anos e será renovado automaticamente por mais 4 anos, pelo cumprimento de créditos de educação continuada. O síndico certificado deverá ao longo dos 4 anos participar de cursos, seminários, eventos ligados a condomínios etc. Estas atividades ele lançara no sistema de controle de créditos (programa de milhagem) e ao final dos 4 anos devera obter 480 créditos. Caso não consiga obter os créditos necessários para a renovação do certificado, o síndico certificado deverá realizar o exame de certificação novamente.

A educação continuada é o coração do programa, sendo o contínuo aprimoramento profissional a chave do sucesso para o síndico certificado. Indica que o síndico certificado detém e mantem as competências necessárias que o torna mais valorizado perante o mercado. Além disso assegura que o profissional conhece e está comprometido com elevados padrões de conduta e ética.


Imagem de capa do card

Provas de múltipla escolha baseada nas melhores práticas

Imagem de capa do card

Elaboradores que são referência no mercado nacional e palestrantes renomeados

Imagem de capa do card

Você realiza a prova nas cidades que a FGV disponibiliza



  •