MANUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA SINDICOS CERTIFICADOS FGV-CONASI


1. INTRODUÇÃO

Para manter sua certificação os Sindicos Certificados FGV-CONASI deverão submeter-se ao Programa de Educação Continuada para os Sindicos Certificados FGV-CONASI.

A CONASI, reconhecendo que a atividade de sindico requer contínuo aperfeiçoamento profissional, considera a Educação Continuada requisito fundamental para a manutenção do direito de uso da logomarca “Sindico Certificado FGV-CONASI”.

O contínuo aperfeiçoamento permite indicar ao mercado corporativo que o Sindico Certificado está apto a exercer suas funções. Para tanto deve comprovar sua atualização por meio de cursos, seminários e outras atividade relacionadas neste manual.

Muito embora a CONASI, dentro de suas atividades estatutárias, ofereça diversos cursos e seminários, o sindico certificado terá livre escolha das instituições de ensino e de mercado, para o seu processo de educação continuada.

A leitura e o entendimento das informações contidas neste manual deverão ser observadas por todos os Sindicos Certificados, pelas instituições de ensino e/ou organizadoras de cursos.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 9.6257-0000.



2. CRITÉRIOS

O Conselheiro Certificado deve observar, para a manutenção da certificação, as condições expressas neste manual, inclusive suas futuras atualizações. A versão atualizada deste manual estará disponível no website da CONASI.

2.1- Requisitos

A CONASI é responsável pelo cumprimento das regras estabelecidas na educação continuada de sindicos certificados certificados, assim como verificar e controlar a quantidade de créditos válidos como educação continuada. Do extrato individual de certificado, somente deverá constar programas de educação continuada que:

(i) Estejam relacionados a um ou mais tópicos listados no Programa do Exame de Certificação;

(ii) Contribuam para o desenvolvimento e crescimento profissional do sindico certificado;

(iii) Tenham um conteúdo programático atualizado;

(v) Tenham pelo menos 60 (sessenta) minutos de duração.

2.1.1. - O sindico certificado deve cumprir 480 (quatrocentos e oitenta) créditos de educação continuada no período de 4 (quatro) anos.

Qualquer atividade que o profissional tenha participado e julgue relevante como crédito válido, poderá ser incluída na ferramenta on-line de controle de créditos. A CONASI se reserva o direito de avaliar caso a caso.

2.1.2. - As atividades realizadas em outras instituições deverão ser inseridas no extrato para avaliação de sua carga horaria e créditos submetidos.

2.1.3. - Os eventos realizados pela CONASI serão automaticamente lançados no extrato do sindico sertificado de acordo com as tabelas descritas ao final deste manual.


2.2- Prazo, carga horária e ferramenta “on-line” de inserção de créditos

A cada período de 4 (quatro) anos o Sindico Certificado deve comprovar a participação em cursos, seminários, congressos ou outras atividades que representem, no mínimo, 480 (quatrocentos e oitenta) créditos de dedicação e atualização profissional.

A fim de facilitar os controles por parte do Sindico Certificado e da própria CONASI, disponibilizamos ferramenta “on- line” para o registro dos eventos de atualização da educação continuada a cada atividade desenvolvida.

A referida ferramenta poderá ser acessada através do site da CONASI: http://www.conasi.org.br/....



2.3 – Responsabilidade pela inserção dos créditos

É de responsabilidade do Sindico Certificado a inserção dos eventos e seus referidos créditos através da ferramenta, de acordo com o item 2.2.

Serão aceitos somente os lançamentos de atividades realizadas pelo sindico certificado a partir da data de sua aprovação. Qualquer participação em cursos, seminários, congresso ou outras atividades que contabilizam crédito, inserido com data anterior a emissão do certificado não serão validados e contabilizados.

Por mera liberalidade e maior conveniência do Sindico Certificado, a CONASI lançará os créditos de eventos realizados por ela. Todos os demais eventos deverão seguir as orientações do manual.

Para a validação e atribuição de créditos devidos aos cursos, seminários e outras atividades, os mesmos deverão versar sobre os tópicos listados no Programa do Exame de Certificação.

É importante destacar que a CONASI poderá solicitar a qualquer momento comprovação da participação nos eventos inseridos na ferramenta de educação continuada. O prazo para apresentar as comprovações é de 30 (trinta) dias, quando solicitado.

A CONASI poderá criar processo aleatório de fiscalização dos créditos junto aos sindicos certificados. Os Sindicos certificados serão informados previamente por e-mail, quanto os critérios desta fiscalização.

Cada crédito corresponderá a uma determinada carga horária de dedicação efetiva à educação continuada, a critério da CONASI, e o conteúdo deverá ser descrito na ferramenta de controle. O não cumprimento da totalidade de créditos exigida pela educação continuada acarretará na impossibilidade de renovar a certificação, perdendo o profissional certificado seu direito de utilizar o selo de sindico certificado FGV-CONASI, sendo necessário prestar novo exame de certificação.

A CONASI terá o prazo de 30 (trinta) dias para validar ou não os créditos lançados pelos certificados.

Todos os eventos de Educação Continuada a seguir deverão estar relacionados aos temas do Programa de Certificação de Sindicos FGV-CONASI, abaixo listado.

a)    Direito Condominial
b)    Engenharia Condominial
c)    Finanças Condominiais
d)    Contabilidade Condominial
e)    Auditoria Condominial
f)    Administração e Seguro Condominial
g)    Segurança Condominial
h)    Meio Ambiente, Sustentabilidade e Segurança do Trabalho
i)    Recursos Humanos e Departamento de Pessoal para Condomínios
j)    Mediação, Conciliação e Comunicação Não Violenta-CNV
k)    Gestão de Contratos
l)    Compliance Aplicado em Condomínios


2.4- Tabela de atividades para gerar creditos


ATIVIDADE CREDITOS
Artigos - Sites/Jornais/Revistas 2
Atuação como Síndico profissional (mensal) 1
Cursos da CONASI 2 créditos por hora
Cursos do mercado 2 créditos por hora
Entrevistas em eventos 2
Entrevistas Na TV - Aberta ou Web 2
Eventos e Congressos de 1 dia 4
Evento - Encontro de Síndicos (meio período) 2
Fechamento de negócios com as empresas do Shopping Conasi 2
Fechamento de negócios com as empresas Fornecedores CONASI 2
Palestras em geral 2 créditos por hora
Participação em Assembleias (indicação/parceiros/amigos outros) de Condomínio que não administra para qualquer assunto 1
Rodada de Negócios 2
Simpósios em geral 2 créditos por hora
Workshops em geral 2 créditos por hora


Observação.

Os sindicos certificados, funcionarios, associados e clientes da CONASI terao desconto de 15% (quinze) nas atividades descritas acima.

Os funcionarios, clientes e associados das empresas parceiras da CONASI listadas abaixo terao desconto de 5% (cinco) por cento nos cursos e eventos promovidos por ela.


2.5- Extrato dos eventos registrados

O Programa de Educação Continuada é de responsabilidade de cada sindico certificado CONASI. Não é necessário enviar para a CONASI os diplomas de conclusão e participações nos cursos e seminários, devendo o profissional certificado guardar tais documentos por um prazo de 4 (quatro) anos, quando então poderá ser escolhido através de sorteio, para apresentar os eventos registrados.


2.6- Qualidade das informações enviadas para a CONASI

O Sindico certificado FGV-CONASI é responsável pelo conteúdo das informações contidas no seu extrato de controle de créditos. Informações incorretas ou imprecisas serão consideradas violação ao Estatuto da Certificação, podendo gerar penalidades ao profissional, constantes no referido documento.


2.7- Conferência dos Extratos de Educação Continuada

A CONASI podera realizar auditoria aleatória nos extratos de Educação Continuada. Caso o o Sindico certificado tenha seu extrato selecionado, o mesmo será notificado pela CONASI e deverá encaminhar os documentos solicitados.

Caso algum crédito seja negado, o Síndico Certificado terá 90 (noventa) dias para corrigir a deficiência. As novas informações deverão ser inseridas na ferramenta com as devidas correções de créditos, caso necessário.


2.8- Revisões

O conteúdo deste manual está sujeito a revisões periódicas sem a necessidade de prévia comunicação ao sindico certificado CONASI. Todas as modificações e atualizações serão disponibilizadas no site da CONASI (www.conasi.org.br e www.sindicoconasi.com.br)

É da responsabilidade do Sindico Certificado que foi aprovado no exame a atualização do endereço de e-mail, e qualquer outro dado cadastral, garantindo assim, o recebimento das comunicações enviadas.



  •